Alagamentos: como proceder?

De uns tempos para cá, basta chover para que os grandes centros virem um caos. Estamos na temporada de chuvas e ela vem castigando algumas cidades do Sudeste.

Se você está de carro:

Especialistas em manutenção automotiva aconselham não enfrentar um alagamento, mas caso não tenha opção a altura máxima para passar numa área alagada, é a metade da roda.

Caso você esteja num congestionamento e a água comece a subir rápido, então procure:

  • não deixar de acelerar o carro durante toda travessia;
  • passar em 1ª marcha e devagar (porque a aceleração do carro evita a entrada de água pelo escapamento);
  • evitar marola para que a água não alcance a entrada do filtro de ar. Verifique a passagem de caminhões e carros ao seu lado ou em sentido contrário;
  • se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar;
  • não abra as portas, nem tente sair do carro;
  • peça ajuda ao Corpo de Bombeiros, ligando 193.

Como evitar prejuízos nos carros em caso chuvas fortes:

• Antes de sair de casa, verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa que não podem estar ressecadas;

• Confira se as luzes de iluminação do veículo estão funcionando corretamente, como setas, faróis e luzes de freio.

• Evite seguir o caminho de ônibus e caminhões. A travessia de veículos pesados pode abaixar a água por um momento, mas as ondas provocadas por eles podem encobrir carros menores e aumenta a probabilidade de acidente.

Se você precisou passar por algum alagamento ou enfrentou uma enchente é preciso ser rápido na manutenção do veículo, tanto nos cuidados com o motor, parte elétrica e sistema de ventilação, quanto com a parte interna do veículo para evitar prejuízos.

Se você está a pé:

  • Procure um abrigo seguro e espere a água baixar, sob hipótese alguma tente atravessar ruas, correntezas ou enxurradas;
  • Não se abrique embaixo de árvores e fique longe de fios e redes elétricas;
  • O contato com água suja e lama, durante inundações, expõe as pessoas a doenças como diarreias, leptospirose e hepatite A, além de problemas de pele. Após enchentes, portanto, é preciso desinfetar roupas e objetos, além de redobrar os cuidados com a higiene, a água e a comida.

Fique atento e lembre-se, ter um kit de emergência nesses momentos é essencial!

Tem outras dicas? Deixe nos comentários e contribua com a nossa comunidade.

4 Replies to “Alagamentos: como proceder?”

  1. A mochila do EDC, deve prever, uma muda de roupa e meias.
    Agua para never e higiene de mãos e rosto caso necessarily.
    Uma toalha pequena super absorvente. Uma capa de chuva e camel back para a mochila.
    SE for pego numa situaçao dessas, o ideal é retornar para casa. Caso chegue ao local de trabalho e a Chuva não diminuir, como hoje 10/02/2020 em São Paulo; procure sair o mais cedo possivel e gente voltar pra casa antes de anoitecer.
    Da tempo de mudar de Plano caso uma falhe.
    Por exemplo:
    Chegamos no Terminal do Tiete para irmos pra nossa cidade e chegando lá fomos informados que nenhum onibus estava saindo.
    Tivemos de ir de trem ate o Aeroporto de Guarulhos, onde havia linhas de onibus funcionando para varias cidades, usando outras rotas que não passavam pela cidade de São Paulo.
    Depois de 4 enchentes a gente começa a aprender a se virar.
    Muita gente caminhando entre os carros na marginal Tiete pois era onde não tinha agua….a não ser Na pontes das Bandeiras.

  2. É necessário conhecer o seu veículo e saber onde fica a entrada de ar de admissão do motor, conhecer o seu equipamento ajuda a prevenir problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*