Esse é o primeiro vídeo que vai mostrar todas as etapas de construção do lago do Forte, já fizemos isso lá em casa (veja aqui) agora vamos replicar o passo-a-passo para vocês.
Neste primeiro vídeo você vai saber porque escolhemos criar no tanque ao invés de caixas d´água.
Sim, eu sei o que o cara disse! Mas não concordo com ele.
Eu tive o privilégio de fazer alguns cursos, ler estudos e ver in loco várias formas de criação, do Sisteminha Embrapa aos tanques profissionais de piscicultura, que geram toneladas de peixes para fins comerciais. Acredite tem gente com PHd em criar peixe no Brasil.
Então eu conheci o sr. Lopes e a dona Lourdes, o Lopes todo fim de semana ia pescar e entre lambaris, traíras e piranhas o “pescadô” coloca em uma lata todas as tilápias pequenas que pega e ao chegar em casa solta num tanque simples do quintal. Dois canos: em um a água entra, noutro ela sai. Nada de junções, filtro disso ou daquilo, cano, impermeabilizante caro, nada. Ração vez ou outra no frio ou quando sobra um dinheiro.
O pequeno e rústico tanque fervilha de peixes, tem pequeno, grande, gigante, vai da sorte ou paciência do pescador qual é o almoço, mas ele está lá, na simples lagoinha do quintal.
Eu vou copiar de novo o esquema do seu Lopes, funciona porque é simples e sem frescura, como deve ser a vida. Não acredita? – basta ver a quantidade de projetos mirabolantes fracassaram.
Abraços e não deixem se se inscrever para acompanhar essa nova jornada na nossa chácara sobrevivencialista.
Para conhecer o projeto do Forte na íntegra, acesse aqui.