Inseticida caseiro

A calda de fumo já e conhecida a muito tempo por quem planta maracujá, couve, folhas como almeirão e rúcula, vagens e até pepinos. As borboletas adoram procriar nestas plantas.

Acontece cara, eu eu não fico lá ralando no sol pra dar de comer pra borboletinha, por isso, assim que detectadas eu trato de desalojar a cambada toda com FUMO!

Mal mandei o tema já vieram comentários, poxa batata, feito com álcool é mais rápido, mais eficaz etc. Ok, amigos, em minha defesa eu digo, sou um sobrevivencialista e pensei pelo lado de poder criar o inseticida com os itens mais fáceis possível de se armazenar, afinal, sabão e fumo não tem prazo de validade e podem ser estocados.
Vamos de cara com as varáveis da receita, note que todas devem ser dissolvidas em água, uma parte pra cada 5 de água, trocando em miúdos, você coloca 100 ml do composto em 500 ml de água.:

 

 

Com pimenta malagueta – Bem mais agressiva aos insetos, também mais agressiva para os brotos e folhas que tomam sol.

Com álcool no lugar da água – Chega, mata e evapora rápido, se usado no sol extremo pode causar um choque térmico e interromper o desenvolvimento das plantas. ( pode ser usado sem mistura)

Com óleo comum – Aqui é o seguinte, use a calda o mais grossa possível, misture óleo de cozinha e borrife no caso de infestação grave. Servem para cadelos que voltam pra casa apinhados de carrapatos, prenda o bicho e só solte guando o inseticida secar.

Com tomilho – Este tempero deixa a formula imbatível contra percevejos!!!! basta adicionar um pouco no preparo e deixar curar.

Com citronela a mistura se torna um pouco mais repelente de moscas e mosquitos!

Com alho mata formigas com mais facilidade.

O efeito venenoso é a nicotina e o alcatrão, estes elementos impedem que os ovos de muitos insetos alcancem maturidade, matando o embrião de lagarta, pulga e principalmente o carrapato, cujos ovos podem esperar anos para chocar.

A função do sabão é fazer com que a substância grude e se mantenha por mais tempo na planta, é uma boa ideia borrifar as folhas por baixo, assim você consegue aderência por mais tempo, entre chuvas e regas da horta.

Uma garrafinha deste composto com dentes de alho e cravo da índia pode blindar uma corda ou item do ataque das formigas cortadeiras, impedindo que sua rede seja comida durante a noite. Besunte antes e deixe secar.

Um pequeno “patuá” com fumo, cravo, manjericão e citronela, se levado nos bolsos das calças, impede a subida dos famigerados micuins que adoram morar nas virilhas dos mateiros.

Tá, um patuá, é uma almofadinha costurada em tecido fibroso que permite a passagem do cheiro, se tiver outro nome me corrijam!

Isso aí meus leitores, espero que tenham gostado! Comentem!

3 Replies to “Inseticida caseiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*