Como montar um kit de emergência sem gastar muito

Recentemente mostramos no canal uma mochila americana de evasão no valor de U$50 e resolvemos mostrar o que seria possível colocar em mochila utilizando apenas itens nacionais acessíveis em qualquer região do país.

O resultado você confere a seguir e lembre-se de deixar a sua opinião. Quais os itens de baixo custo você colocaria na sua mochila? O que não poderia faltar?

 

6 Replies to “Como montar um kit de emergência sem gastar muito”

  1. Nos nossos kits na Califórnia também tinhamos: Pequeno rádio e pilhas(vc pode não ter acesso à notícias e à Internet, carregar o celular, etc) ; par de tênis (poderá estar descalço), coleira,guia e ração (se tiver um pet que pretende salvar); adicione ao kit de socorros: atadura, iodopolvidona, aspirina, imosec e spray de propolis. Par de óculos extra(se os usa), cópias de seus documentos principais. Canetas e um pequeno caderno. No meu kit Tb tinha: uma bíblia, escova, pasta de dente, troca de roupa(Tb íntima),absorvente e remédio para cólica. Pasta de Amendoim pura, sem açúcar, é proteína bem calórica,
    não precisa de refrigeração, sustenta e até o pet pode comer. Rolinho de pequenos sacos de lixo, podem ser super úteis. Todos os item que podem estragar se molharem devem estar acondicionados em saquinhos de fechamento tipo ziploc. Deixar a mochila, sem nada em cima dela, e perto de uma saída de fácil acesso .

  2. Salve Batata.
    Como sempre, material util e pertinente.
    Gostaria de deixar minha sugestão para a BOB, no quesito segurança/autodefesa.
    Infelizmente, não podemos comprar armas apenas com nossa identidafe nas lojas. Os requisitos, tramites e tempo são inacreditáveis numa “democracia”. Embora o atual governo tenha flexibilizado sua aquisição, o uso adequado de armas de fogo depende de treino, tecnica, mais treino, e conhecimento. Diferente de “andar de bicicleta”, armas de fogo requerem pratica permanente e consciência. Diz o ditado que “atiramos no que vemos, mas podemos atingir o que não sabemos”. Um disparo de calibre .38SPL tem a velocidade de 700lm/h, e um alcance efetivo de cerca de 100 metros. Errar um tiro, para um cidadão de bem não é opção. Alem de que, a mesma arma, fabricada na mesma planta industrial, custa cerca de 4000 reais. E numa loja norte americana 200 dolares. Uns zeros a mais, sem levar em conta os custos para obtenção das autorizações e tempo. Posto isso, minha sugestão para defesa, num cenário SHTF, e mantendo o foco no baixo custo, é o bastão retratil (tipo ASP), que custa cerca de R$40,00 (MercadoLivre em Dezembro de 2019) e um spray de gengibre, R$ 90,00 (mesma fonte).
    No video, a faca grande (chinesa) de sobrevivencia, pode ser usada para defesa como sugerido. Mas o combate com facas demanda um minimo de conhecimento de defesa pessoal/artes marciais. Pressupondo o conhecimento minimo do cidadão comum em termos de autodefesa, alem de compacto (cabe no bolso quando retraído) o bastão retrátil não requer muito conhecimento, e qualquer agressor, ou drogado, ou maluco, atingido por um bastão de aço na clavicula, ficará, alem de totalmente “desmotivado” a continuar sua intenção, com o braço imobilizado senão permanente, ao menos até podermos nos evadir.

    Conhecimento é força.
    Preparação é vantagem.
    Tecnica é superação.

    Informação nao pesa na mochila. E um ASP é bem leve (e barato).

    Quando a presa tem garras, o predador dorme com fome. Lei da selva.

  3. Pingback: O que fazer se um ciclone aparecer? - Guia do Sobrevivente: Sobrevivencialismo, Preparação e Autossuficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*