Preparação Civil: a chave para um país menos suscetível a situações de emergência

Em um mundo marcado por incertezas, a preparação civil emerge como uma ferramenta vital para a segurança individual e coletiva. Para nós aqui do Guia do Sobrevivente, essa é uma prática que transcende cenários apocalípticos, focando na construção de resiliência e autossuficiência para enfrentar desafios cotidianos.

Vimos essa semana a União Europeia recomendando aos seus cidadãos o uso de um kit de emergência de 72h não só para o uso em caso de conflitos promovidos pelo homem, mas também para que possam ser usados em situações de desatres naturais, acidentes industriais e outros que coloquem a população em risco.

Infelizmente, aqui no Brasil, esse tipo de ação acaba virando chacota, afinal muitos acreditam que “Deus é brasileiro” e nos livrará de todo e qualquer mal.

Se você caiu de paraquedas por aqui, te digo que a preparação civil abrange um conjunto de medidas e habilidades que visam aumentar a capacidade de indivíduos e comunidades de lidar com crises, emergências e desastres. Seus alicerces incluem:

  • Preparação para emergências: elaboração de planos de evacuação, montagem de kits de sobrevivência e aprendizado de primeiros socorros.
  • Autossuficiência: desenvolvimento de habilidades de sobrevivência, obtenção de recursos básicos e capacidade de realizar reparos.
  • Armazenamento: estoque de alimentos, itens básicos e essenciais
  • Resiliência: cultivo de habilidades emocionais, construção de redes de apoio e manutenção de uma atitude positiva.
  • Conhecimento e informação: monitoramento de riscos, aprendizado de técnicas de segurança e comunicação eficaz.
  • Preparação física: desenvolvimento do condicionamento físico para enfrentar situações adversas.
  • Segurança: conhecimento de técnicas e uso de recursos e equipamentos que mantenham tanto o indivíduo, quanto sua casa, protegidos.
  • Energia: tenha fontes alternativas de energia para não ficar no escuro.

Lá em meados dos anos 2000, quando começamos, os termos preparação civil e sobrevivencialismo eram algo completamente ignorado por aqui e muitas vezes motivo de julgamentos prejorativos. Por sorte, mais recentemente, muitos passaram a perceber a importância da preparação civil e vê-la com outros olhos, em parte pela popularização do tema através das mídias digitais. Hoje, muito mais pessoas, em todo o país, estão se organizando para fortalecer sua resiliência, promovendo iniciativas de preparação civil e compartilhando conhecimentos essenciais.

Nosso papel aqui no Guia do Sobrevivente é oferecer informações práticas sobre técnicas de sobrevivência, armazenamento de alimentos, construção de abrigos, primeiros socorros, estratégias de defesa pessoal e tudo mais que possa estar relacionado a situações de crise seja ela de qual natureza for, para que aí do outro lado, você também possam ter algum tipo de segurança sem ficar na dependência de terceiros.

No contexto brasileir, a preparação adequada pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a vulnerabilidade, onde desastres naturais, crises econômicas e outras situações de emergência podem ocorrer sem aviso prévio e cada vez estão mais frequentes.

Algumas dicas para quem está começando: (link das playlists relacionadas)

  • Tenha seu kit ou mochila de emergência com água, alimentos, medicamentos e outros itens essenciais.
  • Desenvolva habilidades de sobrevivência, como obtenção de água e alimentos na natureza.
  • Aprenda técnicas de primeiros socorros e cuidados médicos para situações de emergência. Tenha um pequeno estoque de medicamentos essenciais e de uso contínuo.
  • Armazene alimentos, mesmo que seja o básico e para um tempo estimado.
  • Garanta fontes de energia para não ficar no escuro.

A preparação civil não se trata de paranoia, mas sim de responsabilidade e cuidado com a segurança pessoal, da sua família e também da comunidade. Ao se preparar para o inesperado, você pode aumentar suas chances de sobrevivência e recuperação em situações de crise, agora se nada de ruim acontecer, tenha certeza de uma coisam, você sairá no lucro e terá prosperado sem nem perceber!

Deu para esclarecer? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? – é só colocar aqui nos comentários.

Um abraço,

Raposa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *