Mais uma vez o cidadão se vê numa sinuca de bico. A bola da vez é o “ciclone-bomba”.
O que fazer?
Se você mora numa área de risco do aparecimento de ciclones é importante que você trace um plano de emergência que preveja uma situação de evacuação, assim como possíveis rotas fuga e quais locais seguros para se abrigar.
Acompanhar as informações meteorológicas e se manter informado também é muito importante. Se um ciclone estiver se aproximando da sua região siga as recomendações de autoridades e órgãos competentes.
Confira algumas dicas importantes:
- Se você mora em regiões costeiras, de baixa altitude ou riscos de inundações deve abandonar sua casa com a proximidade de um evento desta natureza;
- Proteja vidros e janelas com madeiras e mantenha cortinhas e persianas fechadas para que sirvam de proteção contra estilhaços;
- Se achar necessário, procure abrigos mais seguros;
- Armazene alimentos e água para consumo e fins sanitários;
- Mantenha desligado os aparelhos eletrônicos e as válvulas de gás fechadas;
- Tenha à mão uma fonte de informação, como um rádio à pilha, por exemplo;
- Não deixe para fora de casa objetos que possam ser arremessados com a força do vento;
- Cubra com lona objetos que possam ser danificados com a água;
- Mantenha seu carro abastecido para uma possível evasão.
Durante a passagem do ciclone fique afastado das janelas, reforce portas e janelas, e não saia do abrigo mesmo que o vento acalme, rajadas fortes podem voltar a qualquer momento. Caso seja surpreendido no meio da rua fique longe de árvores, muros e postes, e não se esqueça de proteger a cabeça.
Após a passagem do ciclone, caso haja feridos chame imediatamente o socorro médico. Não consuma água e alimentos de origem duvidosa, certifique-se de que estejam íntegros e em caso de contato com água de enchente, descarte-os.
Por fim, se sua casa ou abrigo sofreu danos estruturais solicite ajuda dos órgãos responsáveis, mas se tiver que sair de casa, fique atento a cabos e fios de energia elétrica, por exemplo.
Confira aqui opções de como montar uma mochila de emergência, kit 72 horas e kit médico.
Se quiser ver outras configurações de mochilas e kits aqui no site, basta usar a lupa. Temos disponíveis diversas configurações para situações de emergência.
Fique seguro!